Ensino Fundamental I · do 1º ao 5º ano

Ensino forte: quanto mais cedo, melhor

Passo a passo: Preparação de aula

Além da programação de cada série, para cada aula o professor dispõe de um guia de orientação didática, que detalha os conteúdos, apresenta encaminhamentos e sugere atividades complementares. Reforçando a compreensão das propostas do material e a sua melhor aplicação são disponibilizadas no Portal do Parceiro, videoaulas com esclarecimentos específicos sobre cada apostila.

O conteúdo, então, é aplicado em sala de aula com o uso dos materiais de apoio que, nesta fase de transição, cumprem funções específicas para cada ano. Como nos exemplos aqui ilustrados, sobre conteúdos de Português para o 1º e o 3º ano.

No 1º ano, a alfabetização utiliza materiais que visam colocar a criança em contato com as letras, palavras e textos diversificados. No 3º ano, o aluno é estimulado a utilizar seu repertório, de modo a ampliar seu domínio e compreensão da língua.

Materiais e conteúdos para o aluno

Em meio a muitos e variados saberes, o Sistema ETAPA selecionou os mais relevantes para elaborar um material didático que leve o aluno a despertar sua vontade de aprender e experimentar nesta fase do aprendizado.

Colorido, bem ilustrado e expressando ideias por diferentes formas de linguagem, de modo a facilitar a compreensão, seu conteúdo possibilita uma formação integral da criança, para que ela tenha condições de adquirir conceitos, desenvolver habilidades, estimular capacidades afetivas e formar atitudes e valores.

No 1º ano ocorre a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. A alfabetização é feita com apoio musical, com canções cujas letras estão nas apostilas e as melodias podem ser baixadas do Portal do Parceiro via desktops, laptops ou dispositivos móveis. Os cadernos seguem uma ordem de utilização mensal, com página de abertura apresentando os assuntos por meio de curiosidades e desafios, reunindo as matérias num mesmo volume: Matemática, Complementos de Matemática (Geometria), Português, Ciências (laboratório), Geografia e História.

O ensino é trabalhado pelo princípio da Espiral Crescente, em que os conceitos apresentados são constantemente retomados e ampliados, permitindo ao aluno acompanhar os conteúdos de forma comparada e gradativa.

  • A Geografia é trabalhada com a finalidade principal de levar os alunos a compreender de forma mais ampla a realidade, conhecer o espaço geográfico e sua relação com a natureza.
  • Em História, o enfoque é voltado para a compreensão das semelhanças e diferenças e das transformações presentes e passadas no modo de vida da localidade e do grupo social do aluno.
  • Os conteúdos de Ciências são abordados de forma inovadora e estimulante, principalmente pelas práticas em laboratório.
  • As atividades de Português sempre partem de um texto de abertura. São estudados interpretação, gramática aplicada, exercícios de ortografia e oficina de textos.
  • Em Matemática, desde o 1º ano começa a estruturação de fundamentos da Geometria, que se aprofundarão nos anos seguintes.


Números Inteiros

Só o Sistema ETAPA oferece um curso assim

Para os três últimos anos deste segmento, o Sistema ETAPA oferece o curso opcional “Introdução aos números inteiros” — com materiais especialmente desenvolvidos e abordagem lúdica que favorece a interação e a reflexão, facilitando seus primeiros passos no universo dos números e abrindo o caminho para uma formação mais sólida.

Para implementação deste curso nas escolas, o Sistema Etapa oferece aos professores um treinamento específico.